sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CAT EM FESTA!

Semana da criança no CERB, dentro das atividades especiais durante essa semana 05/out à 09/10 com os alunos do Cat, aconteceu uma Festa à Fantasia dia 08/10, cada criança veio vestida com sua fantasia preferida foi um Show, teve dança, brincadeiras, foi um dia lúdico onde as crianças puderam estravasar suas energias.
As professoras do Cat estão de parabéns pela organização!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Passeio ao Zoológico!

As professoras do CAT levaram os alunos ao Zoológico no dia 30 de setembro. Foi maravilhoso!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

"A Matemática é um determinante em sua vida!"

Todos nós nascemos como resultado
De um sistema de equações.
Acredite mesmo,
Somos o par ordenado mais perfeito da natureza.
Carregamos características de nossos pais y, e de nossas mães x.
Eram milhões de espermatozóides pré-destinados ao óvulo.
Um espaço amostral quase infinito...
Mas você só está aqui hoje, porque era o melhor matemático de lá.
Pois você venceu uma extraordinária probabilidade.
Vivemos em função do tempo
Que nos é dado.
Existem vários tipos de pessoas,
Aquelas que encontram um grande amor e a ele são fiéis
Pela vida toda, são as "injetoras".
Para cada pessoa, existe uma outra correspondente.
Dizer que não se entende Matemática
É um absurdo, porque você é um exemplo matemático.
Não importa se não consegue resolver um logaritmo,
Importa o quanto você é capaz
De reconhecer conceitos matemáticos ao seu redor.
MA terialize seus sonhos e
TE nha coragem de expor sua
MA neira de encarar a realidade. Ame a
TI mesmo.
CA minhe sem medo de cair.
Aproveite porque o mundo é matemático.
Elaine Rodrigues
Jequié (BA)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atividade de Matemática X Teatro

Prof. ALINE DE BONA - Turmas: 70,71,80,81,100,200,201 e 300.
Qual a matemática da peça: "Santos Dumont está vivo"? de Fábio Mancuzo?
Atividade desenvolvida com as turmas: Descreva, no mínimo, três situações onde você observou a matemática presente, contemplando: espaço e forma - geometria, números - aritmética e variável abstrato - álgebra; todos juntos ou uma em cada situação!
Responda a questão individualmente. Vale um ponto para o segundo trimestre. Entregar na aula seguinte de matemática após assistir a peça.
Originalidade e capricho são muito importantes. Já que estamos "falando de Arte"?!

ANIVER NO CERB

Homenageamos nosso colega e funcionário "AMIGÃO DA ESCOLA" AIMORÉ pelo seu aniversário (27/set).
"OS AMIGOS SÃO A FORMA DE DEUS CUIDAR DE NÓS"!

ENTREGA DE BOLETINS

No dia 26 de setembro, ocorreu a entrega de Boletins aos pais, com a nota dos Estudos de Recuperação e frequencia.
Pauta: Reunião de professores; reunião com os pais, atividades no pátio com os agentes jovens (projeto UNIBANCO), eleição do CPM e entrega de boletins.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PREMIAÇÃO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Os alunos do 3º ano do turno manhã, Turma 300, receberam a premiação referente ao 2º lugar, alcançado na Gincana da 3ª SUPERAÇÃO, que foi um passeio na Praça Província de Shiga no dia 18/setembro.

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO

Reunião entre Agentes Jovens, Administrativo e a Coordenadora do projeto Jovem de Futuro, desenvolveram projetos para a melhor qualidade do ensino médio e montaram o mural que mostra algumas melhorias de nossa escola, ocasionados pelo projeto.


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Visita Feira das Profissões (PUC) - Ensino Médio

No dia 19/09, os alunos do Ensino Médio da nossa escola estiveram na PUC, para conhecer o funcionamento de alguns cursos e sua área de atuação. A oportunidade serviu, segundo os alunos, para terem maior clareza não somente a respeito do mercado de trabalho mas também para saber mais sobre as profissões, e com isso escolher com maior segurança uma opção para o vestibular.

Teatro para toda família - Santos Dumont está VIVO!!! (Noturno)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SÓLIDO X OBJETO COMERCIAL

Só alegria: Inventar "algo" para calcular!

Projeto realizado pelas professoras: ALINE DE BONA (MATEMÁTICA), MIRIAN MORO (INGLÊS) E ANDRÉIA STEFFENS (QUÍMICA).

O projeto é interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática, Inglês e Química envolvendo as diferentes áreas do conhecimento na construção de um sólido geométrico "com utilidade comercial" segundo suas propriedades químicas de construção e design-marketing em Inglês.
A Matemática é dividida em 2 etapas:
1ª Construção do sólido/objeto envolvendo geometria plana/espacial e sistema de medidas.
2ª A formação do preço do objeto a ser comercializado que envolve custos e lucro e outros conceitos de matemática financeira.
A ideia é relacionar os ramos da Matemática no mercado, realidade profissional da maioria dos alunos da escola, e cotidiano familiar. Desta forma a contextualização é natural para os alunos tornando a Matemática relacionada com a Química e com Inglês uma matéria interessante, útil e proporciona ao aluno uma autonomia crítica da sua realidade. O trabalho é realizado a vários anos e sempre os alunos adoram! Este ano foram 6 grupos.

Educação e grafite no CERB

A realidade sócio-educacional não pode ser vista isoladamente para se discutir sobre o grafite, principalmente sem a participação de jovens, na medida em que se institui uma questão de convivência social. Entre tantas características que podem ser destacadas, manifesta-se atualmente uma preocupação de promoverem sérios debates sobre o convívio da juventude, em relacionamentos fora do lar e da escola, e suas formas de expressão. Dentro da escola, o convívio juvenil "teoricamente" pode ser mais controlado. Fora dela, os contatos sociais, que muitos jovens empreendem, fora de casa (se a tem), podem utilizar múltiplas formas de expressão para se comunicarem e apontarem seus espaços sociais de participação, em alguns casos essa é a única maneira que os jovens encontram para "tentar chamar atenção". Grafite ainda é um assunto a ser discutido dentro das escolas. Nesse sentido, a arte do grafite pode ser uma alternativa "legal" e pedagogicamente interessante à sociedade. Orientados pelo Aluno de Sistemas de Informação THIAGO, os alunos das séries 6ª, 7ª e 8ª, estão realizando um bom trabalho.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Concurso - Olhar Jovem

Palestra Noturno

Concurso – Olhar Jovem sobre o Panorama Histórico Brasileiro

Embarque nesta viagem, venha passear pela história!

Inscrições até 25 de setembro - PARTICIPE


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PROJETO PLANETA ÁGUA!

Todos nós conhecemos o caráter lúdico das histórias em quadrinhos e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as histórias em quadrinhos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos. Os alunos da turma 31, professora DENISE PRADES, realizaram uma atividade no laboratório de informática sob orientações da profe. GISELE UMPIERRE, onde a turma assistiu ao vídeo do cantor e compositor GUILHERME ARANTES, música PLANETA ÁGUA, após criaram em grupos uma historinha em quadrinhos usando o software HAGÁQUÊ.
O tema da história é a Água, valorização do Planeta Terra. Trabalhamos com a turma sobre o que é sustentabilidade, como eles podem manter-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, violentar esse meio. Como podemos usar os recursos naturais e de alguma forma, devolvê-los ao Planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim, com base nesses questionamentos os alunos ficaram bem a vontade para criarem suas historinhas. Na próxima aula cada grupo irá apresentar a sua historinha usando o DATA SHOW.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

DESFILE DA MOCIDADE

O Desfile da Mocidade foi lindo, maravilhoso.
Parabéns a todos que participaram e aqueles que prestigiaram, também nosso muito obrigado!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AVISO


CONVIDAMOS A COMUNIDADE A COMPARECER E A PRESTIGIAR O "DESFILE DA MOCIDADE" QUE ACONTECERÁ NO DIA 05/SETEMBRO/2009;LOCAL JOSÉ BONIFÁCIO ÀS 08h30min.

CAT

Professora PATRICIA, turma 42, trabalhou sobre a Semana da Pátria (Independência do Brasil)com seus alunos, elaboraram cartazes, pesquisas no laboratório de informática e redações.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SEMINÁRIO NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Professora LENIR DE OLIVEIRA, disciplina Português, separou os alunos em grupos, deixo-os a vontade na escolha do tema que iriam pesquisar, para elaborarem em forma de slides ou vídeos usando as TICs, tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de estimular a pesquisa, desenvolver a criatividade e comunicação. Após os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e apresentados usando o Data Show, foi realizado um Seminário para discutirmos sobre os assuntos.
Os assuntos abordados foram:
E - BOOK
AMIZADE
LITERATURA GRECO ROMANA
ABORTO E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
OVNIS
BULLYING
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

COMUNICADO

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO
JÁ INICIADAS AS MONITORIAS:
BRUNA FERRAREZE - MATEMÁTICA - QUARTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
THAYSE - QUÍMICA - TERÇA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 16h30min.
JONAS - FÍSICA - TERÇA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 16h45min. às 18h45min.
PÂMELA - INFORMÁTICA - SEGUNDA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
PAOLA CRISTINA - LÍNGUA PORTUGUESA - QUARTA E SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 16h30min.
JÉSSICA - BIBLIOTECA - SEGUNDA E TERÇA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
SAMARA - BIBLIOTECA - QUINTA E SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
VIVIAN - BIBLIOTECA - QUINTA E SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO


Os alunos que fizeram monitorias AMANDA turma 201, MARCOS turma 300, EDINA turma 201e Aline 300, nas disciplinas de matemática, química, física e português, encerraram suas atividades. Os agentes jovens homenagearam as monitorias com a apresentação do vídeo mostrando os trabalhos realizados.

LANCHE ESPECIAL NO CERB

As merendeiras IRACI, NEUSA e ALDA ofereceram aos alunos merenda especial, salada de frutas com sorvete.
Foi maravilhoso!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ALUNOS PARTICIPAM DE ATIVIDADE AMBIENTAL

A colheita já está sendo feita, as verduras estão sendo usadas na merenda escolar.
Os alunos estão correspondendo à solicitação feita de preservação ao Meio Ambiente.
O lixo está sendo jogado nas lixeiras e o jardim está mantendo-se florido e cada vez mais lindo!

Trabalho apresentado para o NTE!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vídeo Turma da Mônica - Gripe Suína!!!

Informações Gripe Suína

Trabalho da Turma 301 - Noturno - Professora Silvana
Geometria Espacial - Sólidos Geométricos - Prismase Pirâmides

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Confraternização Encerramento Semestre







Com organização do SOE, dia 21 de julho aconteceu no refeitório da escola a confraternização de encerramento do semestre. Contamos com a participação dos alunos, professores, direção e funcionários do noturno. Desejamos a todos um bom descanso e até a volta!!!

Apresentação de Trabalhos Noturno




Dia 21.07.09 os alunos da Professora Silvana Feltes (Ensino Religioso) apresentaram maravilhosos trabalhos sobre Anorexia, esclarecendo muitas duvidas e colaborando com informações importantíssimas sobre o tema. Nossos parabéns!!

Alunos do Noturno

Com o objetivo de estimular os alunos a participarem do Enem, foi passado para o terceiro ano da noite as informações sobre o novo ENEM. Dia 01/07 os alunos do noturno tiveram a oportunidade de efetuarem suas inscrições para o Enem no Laboratório de Informática com a professora Izabela, sob a supervisão do SOE e SSE.