quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Passeio ao Zoológico!

As professoras do CAT levaram os alunos ao Zoológico no dia 30 de setembro. Foi maravilhoso!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

"A Matemática é um determinante em sua vida!"

Todos nós nascemos como resultado
De um sistema de equações.
Acredite mesmo,
Somos o par ordenado mais perfeito da natureza.
Carregamos características de nossos pais y, e de nossas mães x.
Eram milhões de espermatozóides pré-destinados ao óvulo.
Um espaço amostral quase infinito...
Mas você só está aqui hoje, porque era o melhor matemático de lá.
Pois você venceu uma extraordinária probabilidade.
Vivemos em função do tempo
Que nos é dado.
Existem vários tipos de pessoas,
Aquelas que encontram um grande amor e a ele são fiéis
Pela vida toda, são as "injetoras".
Para cada pessoa, existe uma outra correspondente.
Dizer que não se entende Matemática
É um absurdo, porque você é um exemplo matemático.
Não importa se não consegue resolver um logaritmo,
Importa o quanto você é capaz
De reconhecer conceitos matemáticos ao seu redor.
MA terialize seus sonhos e
TE nha coragem de expor sua
MA neira de encarar a realidade. Ame a
TI mesmo.
CA minhe sem medo de cair.
Aproveite porque o mundo é matemático.
Elaine Rodrigues
Jequié (BA)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atividade de Matemática X Teatro

Prof. ALINE DE BONA - Turmas: 70,71,80,81,100,200,201 e 300.
Qual a matemática da peça: "Santos Dumont está vivo"? de Fábio Mancuzo?
Atividade desenvolvida com as turmas: Descreva, no mínimo, três situações onde você observou a matemática presente, contemplando: espaço e forma - geometria, números - aritmética e variável abstrato - álgebra; todos juntos ou uma em cada situação!
Responda a questão individualmente. Vale um ponto para o segundo trimestre. Entregar na aula seguinte de matemática após assistir a peça.
Originalidade e capricho são muito importantes. Já que estamos "falando de Arte"?!

ANIVER NO CERB

Homenageamos nosso colega e funcionário "AMIGÃO DA ESCOLA" AIMORÉ pelo seu aniversário (27/set).
"OS AMIGOS SÃO A FORMA DE DEUS CUIDAR DE NÓS"!

ENTREGA DE BOLETINS

No dia 26 de setembro, ocorreu a entrega de Boletins aos pais, com a nota dos Estudos de Recuperação e frequencia.
Pauta: Reunião de professores; reunião com os pais, atividades no pátio com os agentes jovens (projeto UNIBANCO), eleição do CPM e entrega de boletins.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PREMIAÇÃO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Os alunos do 3º ano do turno manhã, Turma 300, receberam a premiação referente ao 2º lugar, alcançado na Gincana da 3ª SUPERAÇÃO, que foi um passeio na Praça Província de Shiga no dia 18/setembro.

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO

Reunião entre Agentes Jovens, Administrativo e a Coordenadora do projeto Jovem de Futuro, desenvolveram projetos para a melhor qualidade do ensino médio e montaram o mural que mostra algumas melhorias de nossa escola, ocasionados pelo projeto.


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Visita Feira das Profissões (PUC) - Ensino Médio

No dia 19/09, os alunos do Ensino Médio da nossa escola estiveram na PUC, para conhecer o funcionamento de alguns cursos e sua área de atuação. A oportunidade serviu, segundo os alunos, para terem maior clareza não somente a respeito do mercado de trabalho mas também para saber mais sobre as profissões, e com isso escolher com maior segurança uma opção para o vestibular.

Teatro para toda família - Santos Dumont está VIVO!!! (Noturno)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SÓLIDO X OBJETO COMERCIAL

Só alegria: Inventar "algo" para calcular!

Projeto realizado pelas professoras: ALINE DE BONA (MATEMÁTICA), MIRIAN MORO (INGLÊS) E ANDRÉIA STEFFENS (QUÍMICA).

O projeto é interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática, Inglês e Química envolvendo as diferentes áreas do conhecimento na construção de um sólido geométrico "com utilidade comercial" segundo suas propriedades químicas de construção e design-marketing em Inglês.
A Matemática é dividida em 2 etapas:
1ª Construção do sólido/objeto envolvendo geometria plana/espacial e sistema de medidas.
2ª A formação do preço do objeto a ser comercializado que envolve custos e lucro e outros conceitos de matemática financeira.
A ideia é relacionar os ramos da Matemática no mercado, realidade profissional da maioria dos alunos da escola, e cotidiano familiar. Desta forma a contextualização é natural para os alunos tornando a Matemática relacionada com a Química e com Inglês uma matéria interessante, útil e proporciona ao aluno uma autonomia crítica da sua realidade. O trabalho é realizado a vários anos e sempre os alunos adoram! Este ano foram 6 grupos.

Educação e grafite no CERB

A realidade sócio-educacional não pode ser vista isoladamente para se discutir sobre o grafite, principalmente sem a participação de jovens, na medida em que se institui uma questão de convivência social. Entre tantas características que podem ser destacadas, manifesta-se atualmente uma preocupação de promoverem sérios debates sobre o convívio da juventude, em relacionamentos fora do lar e da escola, e suas formas de expressão. Dentro da escola, o convívio juvenil "teoricamente" pode ser mais controlado. Fora dela, os contatos sociais, que muitos jovens empreendem, fora de casa (se a tem), podem utilizar múltiplas formas de expressão para se comunicarem e apontarem seus espaços sociais de participação, em alguns casos essa é a única maneira que os jovens encontram para "tentar chamar atenção". Grafite ainda é um assunto a ser discutido dentro das escolas. Nesse sentido, a arte do grafite pode ser uma alternativa "legal" e pedagogicamente interessante à sociedade. Orientados pelo Aluno de Sistemas de Informação THIAGO, os alunos das séries 6ª, 7ª e 8ª, estão realizando um bom trabalho.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Concurso - Olhar Jovem

Palestra Noturno

Concurso – Olhar Jovem sobre o Panorama Histórico Brasileiro

Embarque nesta viagem, venha passear pela história!

Inscrições até 25 de setembro - PARTICIPE


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PROJETO PLANETA ÁGUA!

Todos nós conhecemos o caráter lúdico das histórias em quadrinhos e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as histórias em quadrinhos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos. Os alunos da turma 31, professora DENISE PRADES, realizaram uma atividade no laboratório de informática sob orientações da profe. GISELE UMPIERRE, onde a turma assistiu ao vídeo do cantor e compositor GUILHERME ARANTES, música PLANETA ÁGUA, após criaram em grupos uma historinha em quadrinhos usando o software HAGÁQUÊ.
O tema da história é a Água, valorização do Planeta Terra. Trabalhamos com a turma sobre o que é sustentabilidade, como eles podem manter-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, violentar esse meio. Como podemos usar os recursos naturais e de alguma forma, devolvê-los ao Planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim, com base nesses questionamentos os alunos ficaram bem a vontade para criarem suas historinhas. Na próxima aula cada grupo irá apresentar a sua historinha usando o DATA SHOW.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

DESFILE DA MOCIDADE

O Desfile da Mocidade foi lindo, maravilhoso.
Parabéns a todos que participaram e aqueles que prestigiaram, também nosso muito obrigado!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AVISO


CONVIDAMOS A COMUNIDADE A COMPARECER E A PRESTIGIAR O "DESFILE DA MOCIDADE" QUE ACONTECERÁ NO DIA 05/SETEMBRO/2009;LOCAL JOSÉ BONIFÁCIO ÀS 08h30min.

CAT

Professora PATRICIA, turma 42, trabalhou sobre a Semana da Pátria (Independência do Brasil)com seus alunos, elaboraram cartazes, pesquisas no laboratório de informática e redações.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SEMINÁRIO NAS AULAS DE PORTUGUÊS

Professora LENIR DE OLIVEIRA, disciplina Português, separou os alunos em grupos, deixo-os a vontade na escolha do tema que iriam pesquisar, para elaborarem em forma de slides ou vídeos usando as TICs, tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de estimular a pesquisa, desenvolver a criatividade e comunicação. Após os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e apresentados usando o Data Show, foi realizado um Seminário para discutirmos sobre os assuntos.
Os assuntos abordados foram:
E - BOOK
AMIZADE
LITERATURA GRECO ROMANA
ABORTO E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
OVNIS
BULLYING
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

COMUNICADO

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO
JÁ INICIADAS AS MONITORIAS:
BRUNA FERRAREZE - MATEMÁTICA - QUARTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
THAYSE - QUÍMICA - TERÇA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 16h30min.
JONAS - FÍSICA - TERÇA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 16h45min. às 18h45min.
PÂMELA - INFORMÁTICA - SEGUNDA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
PAOLA CRISTINA - LÍNGUA PORTUGUESA - QUARTA E SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 16h30min.
JÉSSICA - BIBLIOTECA - SEGUNDA E TERÇA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
SAMARA - BIBLIOTECA - QUINTA E SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.
VIVIAN - BIBLIOTECA - QUINTA E SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 13h30min. às 17h30min.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO


Os alunos que fizeram monitorias AMANDA turma 201, MARCOS turma 300, EDINA turma 201e Aline 300, nas disciplinas de matemática, química, física e português, encerraram suas atividades. Os agentes jovens homenagearam as monitorias com a apresentação do vídeo mostrando os trabalhos realizados.

LANCHE ESPECIAL NO CERB

As merendeiras IRACI, NEUSA e ALDA ofereceram aos alunos merenda especial, salada de frutas com sorvete.
Foi maravilhoso!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ALUNOS PARTICIPAM DE ATIVIDADE AMBIENTAL

A colheita já está sendo feita, as verduras estão sendo usadas na merenda escolar.
Os alunos estão correspondendo à solicitação feita de preservação ao Meio Ambiente.
O lixo está sendo jogado nas lixeiras e o jardim está mantendo-se florido e cada vez mais lindo!

Trabalho apresentado para o NTE!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vídeo Turma da Mônica - Gripe Suína!!!

Informações Gripe Suína

Trabalho da Turma 301 - Noturno - Professora Silvana
Geometria Espacial - Sólidos Geométricos - Prismase Pirâmides

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Confraternização Encerramento Semestre







Com organização do SOE, dia 21 de julho aconteceu no refeitório da escola a confraternização de encerramento do semestre. Contamos com a participação dos alunos, professores, direção e funcionários do noturno. Desejamos a todos um bom descanso e até a volta!!!

Apresentação de Trabalhos Noturno




Dia 21.07.09 os alunos da Professora Silvana Feltes (Ensino Religioso) apresentaram maravilhosos trabalhos sobre Anorexia, esclarecendo muitas duvidas e colaborando com informações importantíssimas sobre o tema. Nossos parabéns!!

Alunos do Noturno

Com o objetivo de estimular os alunos a participarem do Enem, foi passado para o terceiro ano da noite as informações sobre o novo ENEM. Dia 01/07 os alunos do noturno tiveram a oportunidade de efetuarem suas inscrições para o Enem no Laboratório de Informática com a professora Izabela, sob a supervisão do SOE e SSE.

terça-feira, 7 de julho de 2009

MOMENTO CULTURAL

Os alunos do ensino médio LUCAS TENDERO e LEONARDO POLICARPO dando uma palinha na hora do recreio com seus violões...quem sabe faz ao vivo!
Os mesmos participam do projeto de MÚSICA realizado pelo professor LUCIANO BOEIRA.

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

FAMÍLIA NA ESCOLA

No dia 27 de junho, ocorreu um encontro com a família na escola, com o objetivo de promover atividades de maior integração família x escola.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

segunda-feira, 29 de junho de 2009

ATENÇÃO INSCRIÇÕES PARA O ENEM!

As inscrições para o ENEM será de 15 de junho a 17 de julho. SSE/SOE está disponibilizando horários para os alunos do ensino médio realizarem sua inscrição, com orientações das professoras Gisele e Daiane.
Atenção não esqueça do seu CPF.

ENEM

No dia 27 de junho, a convite do UNIFICADO, a Supervisora CARMEM SONCINI PASETTO e Professora IVALCIR LONGARETTI CHAVES da disciplina de Português participaram do Seminário sobre o Novo Enem, com o objetivo de buscar informações de como será o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir deste ano.
As orientações serão repassadas aos alunos em sala de aula e aos professores na Formação do dia 23/07/09.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

TURMA 20 PROFª LIA F. GRADIN

Depois de ouvirem a história "A chuvarada" de Isabela e Angiollina, a turma 20 criou novas histórias para seus personagens preferidos e mais tarde, com ajuda das famílias, criaram estes mesmos personagens com diferentes materiais (sucata).
Este trabalho foi realizado com o intuito de agregar novas palavras ao vocabulário escrito da turma, bem como, permitir que as famílias participem do trabalho de sala de aula. A produção de frases e textos também é foco neste trabalho.
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Laboratório de Informática

Os alunos da 4ªsérie, professora Patricia, turma 42, no laboratório de informática elaboraram uma redação sobre o Meio Ambiente usando o programa Microsoft Word e BrOffice.org Writer, que são os editores de texto instalados nos nossos computadores, sendo que o WORD pertence ao programa do WINDOWS XP e o WRITER pertence ao programa do LINUX EDUCACIONAL 2.0 com orientação da professora Gisele (pedagoga do Lab.) os alunos interagem e aprendem português, ciências e informática usando o computador como ferramenta de aprendizagem nas aulas.
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PROJETO INSTITUTO UNIBANCO

No dia 30 de maio, aconteceu a Terceira Superação. Foram realizadas várias oficinas entre elas: jardinagem e horta, compostagem, grafitagem, confecção de placas com frases alusivas ao meio ambiente, charge, confecção de brinquedos com garrafas PET, coleta de lixo e instalação das placas, palestras...foi maravilhoso!

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

O CERB PRESTIGIA O DIA DO MEIO AMBIENTE!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 DE JUNHO DIA DO MEIO AMBIENTE

Amostra dos trabalhos da Turma 21 alunos da profe.PATRICIA SILVEIRA e Turma 22 alunos da prof.MARILENE CABRAL. Os alunos do CAT trabalharam em sala de aula sobre o tema Meio Ambiente.
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

JERGS - JOGOS ESCOLARES

Os alunos do Ensino Médio participaram no dia 05 de junho do JERGS(Jogos Escolares) e representaram muito bem a escola. Parabéns! A prof. ANA MARLISE da disciplina de Educação Física quem os levou.
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

"Palestra Nova Ortografia para os professores!"

Aconteceu no dia 16 de maio, sábado às 08:00hs uma palestra com o professor PAULO FLÁVIO LEDUR sobre as mudanças do Acordo Ortográfico.
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

terça-feira, 2 de junho de 2009

"SUPERAÇÃO do Projeto Jovem do Futuro INSTITUTO UNIBANCO"


30 DE MAIO, SÁBADO, das 8hs e 30min às 12horas

MATEMÁTICA - DOBRADURA!

Projeto realizado no dia 26 de maio pela professora ALINE DE BONA, professora de Matemática nas Turmas 70 e 71, com o propósito de aplicar uma aula lúdica, diferenciada, com o objetivo de despertar no aluno o interesse de o mesmo ser ativo do seu processo de aprendizagem.
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Passeio ao MUSEU DO CORPO HUMANO

Os alunos do ensino médio, realizaram nos dias 20 e 26 de maio um passeio ao MUSEU DO CORPO HUMANO.
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Atividade Projeto Jovem do Futuro-INSTITUTO UNIBANCO

No dia 19 de maio recebemos a visita da professora de matemática JUREMA DALABONA com o objetivo de ministrar uma aula sobre alguns conceitos de cálculo da área da base, o que é um círculo, circunferência, espaço amostral, entre outros...
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing