Aula prática sobre Bafômetro com alunos do 3ºAno, turmas 300 e 301.
Com o intuito de trabalhar aplicação dos álcoois, o etanol, por ser o álcool mais conhecido pelos alunos, foi o escolhido.
Sabendo da existência do etanol em bebidas alcoólicas, a profª da disciplina de Química MANOELA A. PRADO, propôs um simulador do Bafômetro. Para a realização desta aula foi utilizado bebidas alcoólicas de diferentes graduações e materiais como balão, mangueira, giz, algodão e solução ácida de dicromato de potássio.
Os alunos adoraram a aula, pois além de ser uma forma diferente de se trabalhar o conteúdo é uma maneira de trabalhar com as leis sobre beber e dirigir.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
AULA REALIZADA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, ONDE A TEORIA É COLOCADA EM PRÁTICA.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
09:50
Nenhum comentário:
FESTA JUNINA!!! ACONTECEU...
As típicas festas do interior do país saem do campo e vêm para as cidades, e o país se converte em um grande arraial. Nosso colégio não poderia ficar de fora, comemoramos a Festa Junina a caráter, alunos vestidos de caipira...lindos..., quadrilha, baião, forró, casamento na roça, bandeirinhas, cadeia entre outras várias brincadeiras que ocorreu e uma culinária característica repleta de bolos, rapaduras, pipoca, quentão, paçoquinha e pinhão.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
08:56
Nenhum comentário:
sexta-feira, 1 de julho de 2011
FOTOS DO SÁBADO LETIVO DO DIA 04/JUNHO/11
"Projeto Planeta Terra: Sim, nós podemos!"
Parabéns a todos os envolvidos no projeto realizado, somente com uma equipe unida conseguimos atingir o sucesso!!
Parabéns a todos os envolvidos no projeto realizado, somente com uma equipe unida conseguimos atingir o sucesso!!
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
09:41
Nenhum comentário:
sexta-feira, 17 de junho de 2011
DISCIPLINA QUÍMICA
Professora MANOELA ARGENTON PRADO da disciplina de Química falou sobre RADIOATIVIDADE com as Turmas do ensino médio onde abordou aplicações, efeitos, benefícios e prejuízos; solicitou para os alunos do 1ºano do ensino médio do turno da manhã que realizassem uma apresentação sobre o assunto estudado, os mesmos, construiram maquetes.
Parabéns à todos pela ótima participação.
Parabéns à todos pela ótima participação.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
09:31
Nenhum comentário:
sexta-feira, 3 de junho de 2011
SÁBADO LETIVO
Data: 04 de Junho de 2011
Tema: "Projeto Planeta Terra: sim, nós podemos!"
CRONOGRAMA
8h - Montagem dos trabalhos na sala de projeção
9h - Abertura: - Hino Rio Grandense
- Boas vindas pela Supervisão
- Fala dos professores envolvidos no projeto
- Vídeo sobre "Planeta Terra"
- Apresentação da Turma 300
- Fala da Direção
- Apresentação do Professor Marcos (Física) - Lixo Atômico
- Apresentação dos trabalhos de Inglês "Pegadas de Carbono" Turmas 200 e 201
- Visitação aos trabalhos
11h - Recolhimento do material exposto
"Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la."
Washington Novaes, jornalista
Tema: "Projeto Planeta Terra: sim, nós podemos!"
CRONOGRAMA
8h - Montagem dos trabalhos na sala de projeção
9h - Abertura: - Hino Rio Grandense
- Boas vindas pela Supervisão
- Fala dos professores envolvidos no projeto
- Vídeo sobre "Planeta Terra"
- Apresentação da Turma 300
- Fala da Direção
- Apresentação do Professor Marcos (Física) - Lixo Atômico
- Apresentação dos trabalhos de Inglês "Pegadas de Carbono" Turmas 200 e 201
- Visitação aos trabalhos
11h - Recolhimento do material exposto
"Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la."
Washington Novaes, jornalista
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
11:25
Nenhum comentário:
terça-feira, 10 de maio de 2011
Aniversário Professores do Noturno - MAIO
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Izabela (pedagoga lab. info.)
às
20:49
Nenhum comentário:
Sábado Letivo e Reunião com Professores
No dia 30 de Abril do mês passado, foi realizado sábado letivo no Colégio com as professoras do CAT e contaram com a participação das professoras Mirian Moro, Liseti Rocha e Sônia, realizaram o Projeto Trânsito mais Seguro.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
09:57
Nenhum comentário:
segunda-feira, 9 de maio de 2011
AULA PRÁTICA DE QUÍMICA - TESTE DA CHAMA
Para trabalhar experimentação envolvendo o conteúdo de modelos ATÔMICOS, foi realizado o Teste da Chama, onde mostra a coloração da Chama quando em contato com diferentes soluções salinas.
Essa aula foi trabalhada com todas as Turmas de primeiro ano do ensino médio da escola.
Professora MANOELA ARGENTON PRADO
Essa aula foi trabalhada com todas as Turmas de primeiro ano do ensino médio da escola.
Professora MANOELA ARGENTON PRADO
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
11:45
Nenhum comentário:
sexta-feira, 6 de maio de 2011
"FELIZ DIA DAS MÃES"!
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
21:11
Nenhum comentário:
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Páscoa 2011
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Izabela (pedagoga lab. info.)
às
19:28
Nenhum comentário:
sexta-feira, 25 de março de 2011
PARABÉNS PORTO ALEGRE!

26 de Março - Aniversário de Porto Alegre
Pelo centro da cidade circulam por dia ao redor de 500 mil pessoas. O mesmo centro que abriga a Praça da Matriz e congrega o Tribunal de Justiça, a catedral metropolitana, o parlamento e o Palácio Piratini, sede do executivo estadual. A arquitetura dos prédios, inspirada em padrões europeus, também é ressaltada. O coração da cidade bombeia cultura, explícita nas mais variadas formas.
A praça da Matriz também abriga o Theatro São Pedro, um dos orgulhos da cidade, em estilo barroco português e uma pequena platéia em forma de ferradura. Há quem diga que é o teatro mais bonito do Brasil. Como exemplo de estilo neoclássico, os porto-alegrenses exibem a Biblioteca Pública, com seu Salão Mourisco, ricamente decorado. Bem perto dali, todas as primaveras, na rua dos Andradas, acontece a Feira do Livro que lota o centro da capital que menos tem analfabetos no Brasil, e onde a venda de livros é a maior entre as capitais do país. Sem falar da Casa de Cultura Mário Quintana, com cinema, teatro, sala de exposições e o Café Concerto, na cúpula do antigo Hotel Majestic. Tem também o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo e a escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores.
Porto Alegre, de fato, esbanja charme. Não apenas pelos seus habiantes que receberam influências das mais diversas imigrações, (principalmente do norte da Itália, da Alemanha e dos países platinos), mas também porque se veste de cores novas a cada estação do ano. Pétalas de ipês, jacarandás e flamboaiãs compõem verdadeiros tapetes naturais nas ruas e calçadas. Não é à toa que a cidade é considerada a mais arborizada do Brasil, com 700 mil árvores em vias públicas. Para se ter uma ideia, há aproximadamente 17 metros quadrados de área verde para cada habitante.
Porto Alegre também ganha vida ao ar livre nas praças e parques, nas conversas descontraídas e no inseparável chimarrão de domingo no parque da Redenção - na verdade, Parque Farroupilha. Os 40 hectares de área do espaço formam o mais antigo e popular ponto de encontro da cidade. Aos sábados recebe a Feira Ecológica e aos domingos, o Brique da Redenção, com suas barracas de artesanato, artes plásticas, antiguidades, alimentação e manifestações culturais. E o pôr-do-sol, ícone da cidade, pode ser apreciado ao longo de 15 quilômetros que separam a Usina do Gasômetro, no Centro da Cidade, do Calçadão da Praia de Ipanema, na Zona Sul.
Porto Alegre está de aniversário, completando mais de 200 anos de história. E como é difícil, diante dessa data de tamanha importância, definir em palavras as emoções de ver, sentir e ouvir tudo que nossa “POA” tem a dizer. Ou seria possível descrever a pintura formada no lago Guaíba, com os últimos raios de sol? Relatar a experiência de ouvir o grito das torcidas de Grêmio ou Internacional em dia de clássico do nosso futebol? Não. Impossível. O “porto dos casais” nasceu mesmo é para ser vivido!
HISTÓRIA
Porto Alegre, capital gaúcha, com seu clima subtropical úmido, é uma das cidades mais arborizadas do país, além de ter um pôr-do-sol considerado um dos mais lindos do mundo. No dia 26, esta bela metrópole, nascida em 1772 e batizada com o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, completa 238 anos. Durante este período, mudou várias vezes de nome: Porto de Viamão (século XVIII), depois Porto do Dorneles, em seguida Porto de São Francisco dos Casais e, finalmente, Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre.
A cidade passou por lutas sangrentas para se firmar como capital, por isto em sua bandeira está escrito “Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre”. Banhada pelo Lago Guaíba, a cidade tem como padroeira a N. S. dos Navegantes, daí ser feriado local o dia 2 de fevereiro, quando ocorrem muitas cerimônias de fé, tanto por terra quanto por água.
Sua localização geográfica é igualmente elogiada, localizada no místico paralelo 30º. Circundada por 40 morros e uma orla fluvial de 72km, berço de gente famosa em todas as áreas, terra do Grêmio e do Inter, dos domingos no Brique da Redenção, e tema de muitos poemas de Mário Quintana, Porto Alegre é demais...
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
08:41
Nenhum comentário:
quinta-feira, 10 de março de 2011
Rolou Carnaval no CAT...
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
11:46
Nenhum comentário:
Carnaval também é CULTURA!

A comemoração grega que gerou a grande festa.
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
11:05
Nenhum comentário:
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
DIA 28 DE FEVEREIRO 2011
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
08:08
Nenhum comentário:
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
"SEMANA DE COMBATE À AIDS"
Na primeira semana de dezembro, foi desenvolvido atividades sobre Combate à AIDS nas disciplinas de Ensino Religioso, Sociologia e Artes.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
10:03
Nenhum comentário:
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO!
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
11:36
Nenhum comentário:
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Festa do Sorvete - Noturno
Hoje foi o amigo secreto da turma 202 (noturno), além de super divertido também estava uma gostosura de refrescante!!! Beijos e reta final pessoal!!!
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Izabela (pedagoga lab. info.)
às
20:46
Nenhum comentário:
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
"Inauguração do Ginásio"
A Equipe Diretiva, Professores, Funcionários, Alunos e Pais do Colégio Estadual Ruben Berta, têm o prazer de convidar Vossa Senhoria, para a Solenidade de Inauguração do Ginásio Poliesportivo.
Data: 02 de dezembro de 2010
Horário: 09:00horas
Local: Ginásio de Esportes do Colégio
Na conquista de cada aluno...a realização de todo educador.
Elaboração do Projeto: Diretora Antoninha Motta
Obra: Do Governo do Estado do Rio Grande do Sul- Secretaria de Educação
Data: 02 de dezembro de 2010
Horário: 09:00horas
Local: Ginásio de Esportes do Colégio
Na conquista de cada aluno...a realização de todo educador.
Elaboração do Projeto: Diretora Antoninha Motta
Obra: Do Governo do Estado do Rio Grande do Sul- Secretaria de Educação
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
08:07
Nenhum comentário:
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
"Projeto ensino Médio"
Visita ao colégio Cândido Godoi para apresentar trabalhos de divulgação do projeto "Justiça Restaurativa e Bullying", acompanhados pela Supervisora Carmen Passeto e Orientadora Liseti Rocha.
Os alunos do 2ºano médio realizaram uma palestra sobre o Tema.
Os alunos do 2ºano médio realizaram uma palestra sobre o Tema.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
11:20
Nenhum comentário:
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Projeto de Aluno - Apoio PJF INSTITUTO UNIBANCO
MÚSICA NO CERB, aulas nas quinta-feiras e sextas-feiras no Turno da Tarde.
Aprenda a tocar um instrumento com os alunos do ensino médio Turma 200 CARLOS GUILHERME e GUILHERME.
Aprenda a tocar um instrumento com os alunos do ensino médio Turma 200 CARLOS GUILHERME e GUILHERME.
Postado por Gisele (Pedagoga Lab.Info.)
Professora Gisele Umpierre (Pedagoga Multimeios Informática Educativa)
às
21:37
Nenhum comentário:
Assinar:
Postagens (Atom)









































